Circo, Arte-Educação e Cidadania

¨A educação é um processo que se faz presente em todas as situações onde uma criança, um jovem ou adulto – através da convivência com o outro – transforma-se espontaneamente, modificando, pela incorporação de determinados valores, não apenas sua maneira de ver, compreender e sentir o mundo, como também suas formas de agir, interagir e reagir, que se tornam agora mais congruentes com as formas e as maneiras do outro.¨

Antonio Carlos Gomes


Com o propósito de trabalhar através do ensino das técnicas circenses valores fundamentais à formação dos jovens, como solidariedade, perseverança, autonomia, cooperação, criatividade e superação de limites, entre outros, contribuindo na formação de uma nova geração de sujeitos criativos e críticos, capazes e dispostos a realizar transformações em suas vidas e na vida da comunidade.

No âmbito dos objetivos específicos do Projeto pretendemos contribuir para a formação de sujeitos que construirão uma sociedade:

– Capaz de se reconhecer na riqueza de sua cultura;

– Capaz de preservar e valorizar este patrimônio cultural, apropriando-se dos valores essenciais deste legado como força propulsora de seu próprio desenvolvimento;

– Capaz de compreender a diversidade como riqueza;

– Capaz de cuidar das redes de sustentação da vida em nosso planeta, legando às próximas gerações um meio ambiente igual ou melhor àquele que receberam das gerações anteriores.

Para a construção dessa sociedade, buscaremos formar crianças e adolescentes:

Autônomos, isto é, dotados de bons critérios para avaliar e decidir por si mesmos, fundamentando logicamente suas opções, e inspirando-se em valores positivos ao assumir um, entre vários outras formas possíveis de ação. A autonomia, porém, não deve ser vista como uma condição, mas sim como um produto da ação educativa, resultado de um  determinado tempo de relação e cooperação entre educador e educando.

Solidários, capazes de se preocuparem com o outro, com todos os aspectos de seu contexto social e ambiental  e com o bem comum.  Para isso, é essencial que os educandos sejam sempre vistos pelos educadores como partes da solução e não do problema, no âmbito das diferentes situações concretas que se verificam na escola, na comunidade ou na vida social mais ampla.

Competentes, no sentido de desenvolver as quatro competências preconizadas no Relatório Jacques Delors – Educação, Um Tesouro a Descobrir:

  • Aprender a Ser (Competência Pessoal): relação do sujeito consigo mesmo, desenvolvendo sua identidade, auto-estima, autoconfiança, autodeterminação e autocuidado.
  • Aprender a Conviver (Competência Social): relação da criança e do adolescente com os outros, com o meio ambiente e com todos os aspectos de sua cultura, provedores de sentido e de significado para a própria vida.
  • Aprender a Fazer (Competência Produtiva): mais que o desenvolvimento de habilidades voltadas à qualificação profissional, o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao planejamento e à execução de trabalhos em equipe, como a capacidade de decidir em grupo, de cooperar, de coordenar e de ser coordenado.
  • · Aprender a Aprender (Competência Cognitiva):  preparar o sujeito para que se torne um caçador de conhecimentos, desenvolvendo e estimulando nele o desejo de educar-se permanentemente, assumindo em suas mãos o destino de seu próprio desenvolvimento.

O Projeto atende 125 crianças e adolescêntes com poucas oportunidades que vivem em áreas de vulnerabilidade social (periferia da cidade de Ouro Preto e  Distrito de Antônio Pereira)

O Circo, Arte-Educação e Cidadania tem projetos aprovados nas Leis de incentivo a Cultura Federal e Estadual/MG e no Fundo da Infância e Adolescência de Ouro Preto. Você pode ajudar indicando o projeto para patrocinadores e captadores. Solicite maiores informações e o projeto de captação.  

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Uncategorized

4 Respostas para “Circo, Arte-Educação e Cidadania

  1. Sou designer! Se eu puder ajudar em algo referente ao meu trabalho é só dizer.. boa sorte e parabens!

  2. Fernando maciel

    du aqui é o fernando obrigado pelo circo valeu Eduardo enesquecivel coordenador

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s