Mostra artistica dos alunos do Projeto Circo

Hoje é um momento de celebração! O circo arma novamente sua lona imaginária trazendo uma nova atração !

 Abracartabra

Circo_anoitecer

Com a descoberta das cartas do seu avô homônimo,  Benjamim é transportado para um mundo imaginário.  Tudo acontece na pequena cidade de Cajueiro Pequeno. Nos relatos, seu avô conhece a cidade como a palma de sua mão, e não se perde mais pelas ruas, apenas quando quer. O menino tem imaginação fértil e uma forte devoção pelas cartas, de tal forma, que cria o estranho hábito de escrever para si mesmo.

Em um dia comum de carteiro, Benjamim se depara com um desafio: entregar uma carta gigante em um endereço diferente. A correspondência é para “O magnífico mágico da cartola dourada” e o local “o maior espetáculo da terra”. Com a entrega, ele descobre o circo, se encanta e decide partir com a caravana circense.

circo _ imprensa __-7

 “Estou saindo com o circo. Quem sabe eu não me encontro no caminho? Até aqui, as cartas foram boas para mim, mas os sonhos não podem ficar parados.”

circo _ imprensa __-2

Durante o tempo na estrada, Benjamim escreve sobre as cidades, as culturas, as pessoas que conheceu e a sua evolução no circo. Na última carta, ele volta à cidade natal para uma grande apresentação.  Aqui as cartas, o circo e a poesia se misturam na medida em que o menino carteiro se transforma em artista. A história é uma livre alusão à trajetória de Benjamim de Oliveira, conhecido como o primeiro palhaço negro do país.

 

1903495_10201992076257351_766644798_n

Dias 21 e 22 de Fevereiro 2014 , 19:30 horas – Distribuição de senhas 2 horas antes da apresentação

Centro de Artes e Convenções da UFOP

 

Circo Arte Educação e Cidadania

Um programa educacional, cultural e de ação social, que consiste no ensino das artes circenses como pedagogia alternativa e complementar, para crianças e adolescentes da rede pública. O Circo é também um espaço educacional privilegiado de arte e formação humana. Seu ensino é aliado na integração social dos jovens, ao desenvolver processos construtivos de sociabilidade que visam o senso de cooperação e a formação dos saberes.  Diálogo e intercâmbio de saberes, deveres e sonhos.

“Educar com circo é apostar na alegria e recuperar todo o potencial civilizatório de uma arte milenar, que desde suas origens teve por base a diversidade, a aceitação do outro, o sentimento do fantástico e do mágico, a superação dos limites, a convivência e criação coletivas e acima de tudo, a brincadeira e o jogo levados a sério.
São estes alguns dos elementos que baseiam a concepção do Circo Social. O Circo Social sonha com um mundo diferente, integrado e solidário, que se aceite como o que é: o lugar de todos: redondo, itinerante e a céu aberto.” * nota Claudio Barría, 2006.

Por acreditar no poder transformador da arte e da educação, em 2009, a OCA acolheu o Projeto Circo. A entidade, que tem como compromisso “fazer valer os direitos de crianças e jovens” promove oportunidades educativas e de desenvolvimento por meio da arte-educação.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s