Neste mês de setembro, o Circo de Ouro Preto, da OCA, Organização Cultural Ambiental, vai lançar uma campanha com objetivo de minimizar os impactos da tão falada crise que assola o País, e atinge, em cheio, as melhores atitudes voltadas para o bem estar de uma parcela menos privilegiada da população.
A campanha visa, primordialmente, sensibilizar o poder público para a importância de se estabelecer, urgente, um convênio que garanta a manutenção deste trabalho social, que atende hoje cento e quarenta crianças e jovens ouro-pretanos no período do contra turno escolar, e tem seus benefícios estendidos às famílias e comunidades.
Apesar da maior parte do público atendido ser encaminhado pelo próprio Município, vale ressaltar que, em toda a trajetória do projeto, desde a sua fundação em 2009, esta parceria nunca foi oficializada.
Uma reunião com empresários e autoridades locais será realizada na Câmara Municipal de Ouro Preto, para esclarecimentos sobre as ações e os resultados alcançados. A partir deste encontro, espera-se que sejam decididas estratégias que definam e garantam a continuidade do Circo, que tem passado por sérias dificuldades.
Mesmo na corda bamba, a turminha do Circo está confiante, e resolveu apostar também no lançamento de uma nova identidade visual, que deverá contribuir com a missão de fazer com que os valores dos trabalhos da OCA recebam ainda mais visibilidade. A nova marca apresenta o nome ‘Circo da Gente’, foi inspirada nos traços das próprias crianças, e desenvolvida em oficinas conduzidas pelos profissionais da Associação Imagem Comunitária, AIC, entidade especializada no fortalecimento de iniciativas comunitárias a partir da comunicação.
E, finalmente, na terça-feira, dia 29, os participantes do ‘Circo da Gente’ farão uso do espaço Tribuna Livre da Câmara Municipal, para relatar à população detalhes sobre os obstáculos enfrentados e as conquistas obtidas durante a campanha, divulgando principalmente o histórico deste valoroso projeto, diversas vezes premiado e reconhecido como umas das cinco experiências mais significativas do Brasil em arte-educação e cidadania.
Excelente iniciativa, resgatar o circo da nossa cidade, nossas crianças estão carentes de atividades lúdicas e que estimulam a criatividade.
E também poderia voltar a acontecer as oficinas de trapézio e arte
circense. udo de bom!
Yes! Oui ! en plus d’être un cirque dont les artistes sont des enfants et des jeunes de familles pauvres, les numéros présentés sont excellents;
preuve qu’il est possible de partir de presque rien, et d’obtenir des résultats extraordinaires.
c’est aussi le cas d’un orchestre argentin, je crois, du même crû.
Une pierre précieuse de plus pour Ouro Preto !