Em 17 e 18 de dezembro, o Picadeiro do Circo da Estacão Ferroviária, foi palco da apresentação de final de anos das alunos do Projeto Circo da Gente.
O ano de aprendizagem de oficinas finaliza com apresentação da mostra artística de circo, onde os participantes compartilham suas novas habilidades com a comunidade e familiares, e mostram o que foram capazes de aprender e realizar.
Este objetivo comum, ao qual os participantes orientam seus esforços durante o ano de oficina, pode se revelar uma experiência determinante que tem um impacto importante no percurso de cada um. Ele constitui um tipo de ritual de passagem, marcando o fim de um período de aprendizagem e o reconhecimento pela comunidade.
A apresentação de um espetáculo incentiva os jovens participantes a se superar e a criar responsabilidades em relação a seu envolvimento. Ela lhes permite também superar a própria timidez e o medo do ridículo, assim como modificar a imagem que eles projetam e que têm de si mesmos. Acentuando mais a criação e a solidariedade , as apresentações publicas são ferramentas notáveis de transformação social. Além disso, elas oferecem a possibilidade às famílias e à comunidade de testemunhar seu reconhecimento e gratidão aos jovens, pelos esforços que tiveram na preparação e realização do espetáculo.
Fotos Panmella Ribeiro