Dia do Circo – Dia 27 de março

Imagem

Dia 27 de março é o dia internacional do Teatro e no Brasil é  também o  dia Nacional do Circo. A escolha desta data foi em homenagem ao grande Palhaço Abelardo Silva, que ficou conhecido como Piolim, esse é o dia de seu nascimento. Piolim era filho de circenses e cresceu no meio dessas artes, iniciando sua carreira com contorcionismos e acrobacias.

tumblr_static_6qtzvu4p998g00sgkgkk0wk8wParticipou de vários espetáculos, mas o que lhe deu o apelido de Piolim foi o contato com artistas espanhóis, que o chamavam de barbante (piolin na língua espanhola), por ser muito magro e ter pernas compridas.O palhaço Piolin encantou o público e os intelectuais modernistas brasileiros entre as décadas de 1920 e 1970.

Os modernistas encontram em Piolim, o universo popular,  o que havia de maior vanguarda na época e se encantaram com o circo. É dado que, para os modernistas , o picadeiro era o berço do teatro nacional e Piolin o seu maior ator cômico.

A importância do circo como patrimônio cultural brasileiro é maior do que se imagina. A trajetória do teatro, da música, dos discos e do cinema passa pelo picadeiro. Não se pode contar a história do teatro, da música, dos discos e do cinema sepiolin-blog-02m falar no circo.

Até os anos 50 e 60,  só o circo conseguia chegar a todos os municípios do país, e os espetáculos circenses eram completos: tinham música, dança, teatro, acrobacias, mágicas e animais.
benjaimin 4Outro palhaço, o Palhaço Benjamin de Oliveira foi um dos primeiros a gravar discos no Brasil e um  dos três primeiros filmes rodados no país foi feito dentro do circo,  em 1905. “O Filme mostrava uma peça encenada pelos circenses. Era uma adaptação da ópera ‘O Guarani’, de Carlos Gomes”.  Os circos  são pioneiros na produção e divulgação da música popular brasileira e na adaptação teatral de boa parte da literatura brasileira do Século XIX. Nesta  época, os analfabetos não eram bem vistos dentro do circo. “Ler, escrever e saber matemática faziam parte do significado  de ser artista”.

Acredita-se que o circo surgiu na China, pois lá foram descobertas pinturas de cerca de 5 mil anos de acrobatas, contorcionistas e equilibristas. Estas acrobacias eram treinamentos para guerreiros, pois nelas eram exigidas muita força, flexibilidade e agilidade. Mas também encontramos indícios das artes circenses nas pirâmides do Egito, na Grécia e na Índia.

origem-do-circo-4

O Circo Social –  Criado durante os anos noventa, o circo social se desenvolveu consideravelmente em todo o mundo e inspira atualmente diversos tipos de projetos sociais destinados a diferentes tipos de pessoas (jovens das classes populares, mulheres vítimas de violência, detidos, refugiados, etc.).

2016-70

“Educar com circo é apostar na alegria e recuperar todo o potencial civilizatório de uma arte milenar, que desde suas origens teve por base a diversidade, a aceitação do outro, o sentimento do fantástico e do mágico, a superação dos limites, a convivência e criação coletivas e acima de tudo, a brincadeira e o jogo levados a sério. São estes alguns dos elementos que baseiam a concepção do Circo Social. O Circo Social sonha com um mundo diferente, integrado e solidário, que se aceite como o que é: o lugar de todos: redondo, itinerante e a céu aberto.” * nota Claudio Barría2006.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Dia do Circo – Dia 27 de março

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s