Sonhamos com uma sociedade mais justa, onde todas as crianças e adolescentes tenham oportunidades semelhantes, vivendo um presente digno e que tenham um futuro de esperanças e perspectivas.
O circo é um espaço privilegiado de convivência socioeducacional, de arte e cidadania, capaz de compreender o ser humano em suas múltiplas dimensões (intelectual, física, emocional, social, cultural e ética) e como ser de direito.
Diferenciado na capacidade e na diversidade para a formação plena de jovens, explorando potencialidades e propiciando uma formação mais ampla/completa, promovendo os pressupostos da educação integral, conjugando educação e proteção social e permitindo enfrentar as desigualdades sociais.`
Prioriza o crescimento pessoal e social e favorece o desenvolvimento da autoestima, a aquisição de competências sociais e emocionais e a expressão artística. Sua atmosfera favorece o processo pedagógico por ser flexível e alegre, calorosa e reflexiva, afetuosa, personalizada e organizada. Assim se apresenta como uma realidade privilegiada, uma vez que, potencialmente, congrega os aspectos lúdicos e educativos.
Criatividade, superação de limites, resiliência, altruísmo, espírito de equipe, persistência solidariedade, autonomia, consciência cidadã em um ambiente lúdico e mágico.
Objetivos:
Possibilitar às crianças e adolescentes, proteção social e vivências educativas que permitem desenvolver todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural.
Ampliar a capacidade e a diversidade para a formação plena de crianças e adolescentes de escolas públicas com o Programa Circo para explorar potencialidades e propiciar uma formação mais completa dos jovens por meio de ações socioeducativas, promovendo os pressupostos da educação integral, conjugando educação e proteção social e permitindo enfrentar as desigualdades sociais.
Consolidação de parceria, compromisso compartilhado, amplo com envolvimento e participação efetiva da escola, da família e da Rede SGDCA – Serviços de Garantia de Direitos da criança e do Adolescente em prol do desenvolvimento integral e da proteção social de jovens.
Articular juntamente as escolas, de estratégias de construção de um currículo integrado com objetivos em comum dos Planos Políticos Pedagógicos em prol do desenvolvimento integral.
Realização de oficinas de circo para crianças e jovens de 7 a 18 anos, incluindo o fornecimento de material didático, uniformes, transporte e alimentação; oferta de programação cultural diversificada (visitas a museus, teatros, galerias de arte e outras manifestações artísticas) para a ampliação do universo de conhecimentos e interesses do público atendido; Produção de espetáculo com os participantes das oficinas.
Sensibilização das escolas para a Promoção, Proteção e Garantia dos direitos da criança e do adolescentes, bem como integração das políticas de Assistência Social, Saúde e educação fortalecendo e capacitando a Rede SGDCA – Serviços de Garantias do Direito das Crianças e dos Adolescentes.
Provocar reflexão sobre concepção de educação integral que considera o sujeito em sua condição multidimensional: física, cognitiva, intelectual, afetiva, social e ética.
Atuar na prevenção do trabalho infantil, diminuir a evasão escolar e auxiliar no processo de formação educacional;
Contribuir com o desenvolvimento da intersetorialidade, na política púbica municipal.
Veja também a matéria – Ser voluntário