Bagagens de circo

Nos dias 08 e 09 de dezembro o circo da gente exibiu uma mostra no Ouro Preto tênis Clube (OPTC), se iniciando no sábado às 18h, e no domingo às 19h.

 

Sua exibição teve o intuito de resgatar da memória mostras artísticas anteriores na trajetória do projeto. Com poucos recursos o projeto juntamente com a oca, e os alunos com idade entre 08 e 14 anos manteve a mostra de pé, reaproveitando figurinos anteriores de outras exibições, mas sempre mantendo a qualidade e a mágica dos espetáculos, surpreendendo o público pelas performances apresentadas. Confira abaixo alguns registros do que foi a exibição.

fotos: Eduardo Trópia.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Circo da Gente tem a honra de apresentar: Mostra artística dos formandos 2014/2018

Participantes em fase de encerramento no projeto por terem atingido a idade máxima de 17 anos farão apresentação de espetáculo de variedades circenses nesse domingo

 

A Mostra Artística dos Formandos é resultado do trabalho socioeducacional desenvolvido ao longo de 04 anos pela equipe do projeto Circo da Gente com vinte e quatro jovens concluintes que tiveram sua participação no período entre 2014 e 2018, praticando técnicas de circo com os educadores Dindim (acrobacia aérea), Kekei e Rodrigo (acrobacia de solo), Sebastian (malabarismo) e Liza e Yone (equilibrismo).

Agora é hora do rito de passagem, um momento de comemoração compartilhado com as famílias e a comunidade geral em forma de apresentação circense. A montagem do espetáculo de variedades está em andamento há dois meses com direção dos palhaços, Adriana Moralles e Tiago Mafra, integrantes do Grupo Trampulim (Belo Horizonte), contando com participação na preparação musical de Itamar Salviano (Bambaia) diretor do Maracatrupe (Ouro Preto).

Flyer 2

 

A atuação da OCA tem foco na difusão das artes desenvolvendo um importante projeto de educação continuada e cidadania, Circo da Gente, fazendo uso das artes como instrumento pedagógico pela melhoria da qualidade de vida de muitas crianças e adolescentes. Desde 2009 a metodologia do circo social, proveniente da fusão inovadora das artes circenses com a ação social, proporciona o desenvolvimento integral por incentivar liberdade de criatividade exigindo coragem, perseverança e disciplina dos participantes em Ouro Preto. Atende crianças e adolescentes por intermédio de um amplo programa de arte‐educação que utiliza o circo como principal instrumento de transformação social. Em 2009 o projeto foi indicado como umas das cinco experiências mais significativas do Brasil de arte‐educação e cidadania, no Congresso Latino‐Americano e Caribenho de Arte Educação; 2011 Selo Itaú UNICEF Experiências que Transformam; 2012 Prêmio Cena Minas SEC MG; 2014 Prêmio Carequinha FUNARTE; 2015 Prêmio VALE Valorizar 1° lugar; 2018 Ponto de Cultura MINC. Desde 2015 a OCA mantém parceria com a UFOP através da PROEX, como Projeto de Extensão Circus.

Foto_Treinamento Circo da Gente

O Circo da Gente conta com apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto e Fundo da Infância e Adolescência

Parceiros: UFOP, Proex, Deart, OPTC, CMDCA e CMAS

Agradecimentos: Centro de Artes e Convenções da UFOP, Escola de Samba Império do Morro Santana, Apae

_DSC2602Foto eduardo tropia

Serviço: Mostra artística dos formandos Circo da Gente

Data: 25/11/2018

Horário: 18h

Local: Teatro Ouro Preto – Centro de Artes e Convenções da UFOP

Evento gratuito – Retirada de senhas no dia 24 de 13 as 17h na recepção do Centro de Convenções

Classificação Livre

Capacidade de lotação 510 lugares

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Resultado de parcerias entre o Circo da Gente, a Rede Circo do Mundo Brasil e o Cirque du Soleil, Ouro Preto recebe a oficina de Formação de Educadores em Circo Social

Neste mês de Julho, Ouro Preto vai receber a 3ª edição da Formação de Educadores em Circo Social da Rede Circo do Mundo Brasil, em parceria com a maior companhia circense do mundo, Cirque du Soleil.

De acordo com Rodrigo Junior, Educador do programa Circo da Gente de Ouro Preto, “no mundo inteiro são desenvolvidos diversos trabalhos sociais utilizando a linguagem circense como ferramenta, inclusive, no Brasil e aqui em Ouro Preto, por meio do programa Circo da Gente”, conta o Educador. “Percebendo isso e pesquisando os diversos casos no mundo, o Cirque du Soleil desenvolveu uma metodologia para os profissionais que queiram trabalhar com pessoas em situações de vulnerabilidade utilizando a arte circense como agente de transformação social”, acrescenta Júnior.

E é exatamente esta metodologia que será ensinada na oficina que ocorrerá entre os dias 16 e 20 de Julho em Ouro Preto, e será aplicada pelos Formadores da Rede Circo do Mundo Brasil, que tiveram a oportunidade de se especializarem diretamente com os profissionais da companhia canadense de circo, Cirque du Soleil, e, através de uma parceria entre estas duas instituições, se tornaram formadores oficiais desta metodologia no país.

São 10 vagas disponíveis, e os interessados devem enviar seus currículos para o endereço oficinacircodagente@gmail.com , até o dia 08 de Julho. O resultado da seleção será divulgado no dia 10. Rodrigo Júnior, que também é o Coordenador local da Formação 2018, diz que, o principal pré-requisito para a seleção dos candidatos é já desenvolver trabalhos em circo social ou projetos socioculturais de outras naturezas. Lembrando que a oficina é gratuita.

O Circo da Gente, que está recebendo esta equipe de formadores, é um programa de circo social da Organização Cultural Ambiental – OCA, fundada em 2004 em Ouro Preto. Sua finalidade é desenvolver atividades de assistência social através de ações culturais e educativas com foco no atendimento de crianças e adolescentes, bem como atuar na defesa, garantia e promoção dos seus direitos.

cartaz da formação 2018.jpegA OCA executa, desde setembro de 2009, o programa Circo da Gente, que consiste no uso da arte do circo como pedagogia alternativa junto a 80 crianças e adolescentes na cidade de Ouro Preto.

Serviço

– 10 vagas para a oficina: ‘Formação de Educadores em Circo Social

– Metodologia desenvolvida pelo Cirque du Soleil e aplicada pelos Formadores da Rede Circo do Mundo Brasil”

– Os currículos dos interessados serão avaliados pela equipe de formadores e serão selecionados candidatos que comprovem atuação em circo social ou em projetos socioculturais. Enviar para: oficinacircodagente@gmail.com .

– Prazo para inscrição: 08/07/2018. – Resultado da seleção: 10/07/2018. – A participação na oficina é gratuita.

– A oficina vai ocorrer nas salas 08 e 16 do Bloco B do Centro de Artes e Convenções da UFOP (fruto de uma parceria com o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, a oficina integra a programação do evento).

– Para mais informações, envie para o mesmo email oficinacircodagente@gmail.com , ou pelo celular/whatsapp 31 99424 0655

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Formulário de pesquisa permite ao público avaliar a mostra artística de fim de ano “Tamanho Família”.

25446357_1961588387500585_7735146797552474899_n  Bom dia a todos! Como sabem, nos dias 16 e 17 de dezembro ocorreram as apresentações da Mostra Artística de fim de ano dos alunos do Projeto Circo da Gente. Diante disso, montamos um formulário de pesquisa para que nosso respeitável público possa nos informar suas impressões do evento. È só clicar no link e responder a quatro perguntas simples. Sua participação será de extrema importância para que possamos melhorar cada vez mais nosso trabalho! Obrigado!

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfYrGMC188JDLEzFRO4LtU35OBq24aqBjZ7EomI1n4B-HjVmw/viewform

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

[COMUNICADO] Mostra Artística

COMUNICADO-URGENTE

[COMUNICADO] – Alteração das apresentações da Mostra Artística dos alunos do Circo da Gente.

A Pró-reitoria de Extensão – PROEX/UFOP, responsável pela lona do Circo da Estação Ferroviária de Ouro Preto, local das apresentações da Mostra Artística programada para o período de 15 a 17 de dezembro, determinou a interdição do espaço até que possam efetivamente resolver os problemas elétricos apontados pelos engenheiros da Prefeitura do Campus Universitário – Precam/UFOP.

Lamentamos o ocorrido e nos desculpamos pelos transtornos com o evento já divulgado.

Realizaremos a tradicional Mostra dos alunos em praça pública, em frente ao prédio da Estação Ferroviária, mesmo sem poder proporcionar ao público o conforto de um espaço mais apropriado e com limitações técnicas e artísticas devido às mudanças.

Nossa Mostra Artística, assim como o Programa Circo da Gente, sempre foi e será um movimento de resistência pela Arte Educação, Cultura e Cidadania.

IMPORTANTE: Em caso de chuva, as apresentações serão inviabilizadas e poderão ser canceladas.

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Mostra artística dos alunos

O Fim do ano já esta chegando, e como não podia faltar, dezembro traz a mostra artística do Programa Circo da Gente.

CartazA3

 

O tema deste ano é o espetáculo Tamanho Família, um trabalho de ficção que propõe um olhar sobre a família, mais especificamente, a família do circo.

Não deixe de aproveitar esse espetáculo vivo, cheio de surpresas, que mexe profundamente com as energias e toca nos corações. Ideal para todas as idades,é um programa perfeito para se divertir e se encantar com toda a família!

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Não deixe de prestigiar a exposição do ensaio “Respeitável Circo!”

IMG_0063.jpg

Respeitável público! Resta apenas uma semana da exposição do ensaio fotográfico “Respeitável Circo!”.

Resultado de uma parceria com o projeto Expedição Sorria, o ensaio foi aberto no dia 1º/11. Com 23 fotos dotadas de muita emoção e beleza, os fotógrafos Mark Greathouse, Felipe Temponi e Caio Veloso registram o cotidiano e os bastidores do projeto Circo da Gente, idealizado pela Organização Cultural Ambiental (OCA).

A exposição pode ser visitada na Casa dos Contos ( rua São José, 12, Centro – Ouro Preto/MG), até o dia 15 de novembro, de terça a sábado das 10h às 18h e aos domingos de 10h as 15h.

 

#oca #circodagente #ouropreto #ouropretomg #minasgerais #expedicaosorria #fazerobem #arte #circosocial #socialcircus #cirquedumonde #redecircodomundobrasil

 

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized