Criado em 2006, como um programa de Educação Patrimonial, o então “Circo da Estação” foi parte do Programa Trem da Vale, que tinha como objetivo proporcionar às crianças e adolescentes de Ouro Preto a oportunidade de construir e partilhar conhecimentos de Educação Patrimonial em um ambiente diferenciado.
Em dezembro de 2008, o projeto do Circo da Estação foi desativado. Logo, em 2009, seus educadores, juntamente com a OCA – Organização Cultural Ambiental, sensibilizados com a mobilização dos jovens que participavam das atividades, criaram o Projeto Circo da Gente, Arte Educação e Cidadania, com uma nova proposta pedagógica sociocultural.
Em 2010, o Circo participou da abertura do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, com o espetáculo “Somos Todos Chico Rei”, em formato de cortejo. Resistindo às dificuldades e contando sempre com a preciosa colaboração dos educadores, dos participantes e de suas famílias, o trabalho prosseguiu.
Em 2012, Espetáculo “Lugares Possíveis”,
Em 2014, Espetáculo “Abracarabra” e o Espetáculo “Se essa Rua Fosse minha”
Em 2016, Espetáculo “Sonho da Gente” e o, Espetáculo “Nossas historias”
Em 2009, a OCA recebeu o Título de Utilidade Pública Municipal, o Certificado do Conselho Municipal do Direito da Criança e Adolescente (CMDCA), e a Menção de Apoio da Câmara de Vereadores de Ouro Preto.
Ainda em 2009, o Projeto foi indicado como umas das cinco experiências mais significativas do Brasil de Arte-educação e Cidadania, no Congresso Latino-Americano e Caribenho de Arte Educação (Ministério da Educação, Ministério da Cultura e Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Outros títulos de reconhecimento:
2015 – Prêmio Valorizar VALE (1° lugar)
2014 – Prêmio Carequinha (FUNARTE )
2013 – Troféu Comunidade e Prêmio Ouro Esportivo (Categoria Projeto Social)
2012 – Prêmio É Bom Fazer o Bem (Banco Bonsucesso) e Prêmio Cena Minas
2011 – Selo Itaú UNICEF Experiências que Transformam
CONFIRA AQUI O RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE 2014